Série de Exposições Bíblicas:
Livro Estudado: 1ª Coríntios
Texto: 1ª Coríntios 1.10-17.
Tema: A IGREJA DE DEUS –
LIDANDO COM A DIVISÃO
Expositor: Rev. João Ricardo Ferreira de França.
1ª Coríntios 1.10-17
10 Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus
Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões;
antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo
parecer. 11 Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de
Cloe, de que há contendas entre vós. 12 Refiro-me ao fato de cada um de vós
dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. 13
Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes,
porventura, batizados em nome de Paulo? 14 Dou graças a Deus porque a nenhum de
vós batizei, exceto Crispo e Gaio; 15 para que ninguém diga que fostes
batizados em meu nome. 16 Batizei também a casa de Estéfanas; além destes, não
me lembro se batizei algum outro. 17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas
para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a
cruz de Cristo.
Introdução:
Agora Paulo diz que é informado de divisão dentro
daquela igreja que ele acabara de agradecer em oração; essa era uma preocupação
do coração pastoral de Paulo.
I – EXORTAÇÃO A FAVOR DA UNIDADE (vs.10)
Versículo
10: A primeira
palavra do apóstolo é “Parakalw/” - parakalô - o termo é empregado para significar exortação; chamar ao lado
de forma particular para repreender, ou para encorajar, aqui o apóstolo exorta
os irmãos por meio do nome de Cristo que todos falem a mesma linguagem, tenha a
mesma palavra e que uma vez isso estabelecido não deve haver divisões entre
eles.
Isto
implica que a igreja deveria manifestar a unidade em duas áreas importantes à
vida cristã:
(1)
Na Palavra: a unidade deve ser manifestada também no discurso que a igreja tem
“λέγητε” [falar];
(2)
No mesmo pensar: Esta unidade deve ser também intensificada na maneira de
pensar da própria igreja; o apóstolo usa a palavra “mente” aqui no texto “νοῒ”
A
palavra divisão que aparece aqui no texto “sci,smata” - schimata - é usada para descrever divisões
planejadas [esquema]. Antes a atitude da igreja deveria ser a de uma comunidade
unida, sem facções, sem divisões. “sejais inteiramente unidos” - kathrtisme,noi– aqui a ideia é de perfeitos, apenas
os crentes podem ser considerados um povo perfeito diante de Deus, porque o
vínculo disso chama-se unidade no mesmo pensamento e no mesmo parecer.
II – O PORQUÊ DA EXORTAÇÃO À UNIDADE (vs 11)
Por que Paulo começa este trecho
exortando à Igreja a viver em unidade? Qual o motivo que Paulo se interessa por
este tema precisamente aqui? E a resposta está no Versículo 11: O santo
apóstolo usa a palavra “pois” esta
conjução conclusiva nos informa algo que Paulo tomou por conhecimento. Ele diz
que foi informado; a palavra grega usada aqui [“evdhlw,qh”-edêlôthe ] significa “tornar
claro”, “fazer conhecido” Ou seja, Paulo
ficou foi prontamente informado de perigo da divisão que a havia dentro da
igreja de Corinto. Aqui se menciona a “casa de Cloe”. Nada sabemos desta personagem
que figura aqui na carta de Paulo aos coríntios. Mas, uma coisa nós temos Plena
certeza de que ela conhecia a Paulo e avisou ao apóstolo a respeito das
constantes divisões naquela igreja.
Então, a exortação inicial a respeito da unidade Cristo
estava vinculada a uma informação que o apóstolo recebera de alguém que
provavelmente frequentava a Igreja e que não estava satisfeita com a divisão
constante no seio da igreja; e por isso, recorreu ao apóstolo fundador desta
igreja para viabilizar uma solução.
III – A NATUREZA DAS DIVISÕES: (vs.11-17)
1) As divisões tinham
caráter partidarista: (Versículo 11-12: )
11 Pois
a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há
contendas entre vós. 12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de
Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.
A
natureza das divisões são bem específicas, promovidas pelo orgulho, pelo senso
de superioridade e de partidarismo corrente e crescente entre os crentes. E
como era feito este partidarismo? O partidarismo se instala na vida da Igreja
quando criamos ídolos. Havia aqueles que diziam ser obedientes a um único
apóstolo, e assim, se negavam a seguir o ensino de outro apóstolo. Então, a
igreja primitiva viveu uma grande marca de divisão: eu de Paulo, eu de Apolo ,
eu de Pedro e por fim, o grupo de Cristo.
Destes grupos o pior era o do Cristo, porque
este não se submetia a autoridade eclesiástica alguma. Ou seja, em sua
espiritualidade aflorada achavam que o melhor era ouvir o que Jesus tinha a
dizer e a ensinar ; e rejeitavam os ensinos apostólicos. Paulo lembra que é
exatamente esta atitude que manifesta as divisões dentro da igreja.
2 . Eram divisões que
não consideravam a obra redentora de Cristo.
. 13 Acaso, Cristo está dividido? Foi Paulo
crucificado em favor de vós ou fostes, porventura, batizados em nome de Paulo?
14 Dou graças a Deus porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio; 15
para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome. 16 Batizei também a
casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei algum outro. 17 Porque
não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com
sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.
Versos 13-17: O apóstolo continua sua tônica a
respeito das divisões dentro da igreja de Cristo. Ao perceber a onde de
partidarismo dentro da Igreja estava levando os crentes. Então, Paulo faz uma
pergunta retórica: “Acaso, está cristo dividido?...”
O verbo dividir aqui “Meme,ristai”(memeristai) está em um tempo verbal
que indica algo completo: Cristo já foi dividido? Aqui a questão de Paulo claramente intenciona
uma resposta negativa; ou seja, Cristo não é a base para haver divisões na
igreja.
Na sequencia do texto o apóstolo
fala em termos redentivos, questionando se ele foi rasgado ou
crucificado em favor daqueles crentes.
Paulo mostra que ele não é redentor do povo da igreja, mas que é apenas
um porta-voz , um proclamador.
Ninguém
foi batizado em nome de nenhum líder espiritual, pois, isto deturparia o
propósito deste sacramento. Paulo parece dirigir-se a um grupo especifico
dentro da igreja “Dou graças a Deus porque a nenhum de vós batizei, ”(Vs
14) - O apóstolo agradecia a Deus
exatamente porque não havia batizado muita gente naquela cidade.
Apenas
três nomes figuram sobre o sacramento realizado pelo apóstolo: Crispo, Gaio e
Estéfanas (Vs.14-16)Por que tudo isso? Porque Paulo quer deixa bem claro para
aqueles crentes que o alvo dele, a finalidade dele é edificar o reino por meio
da pregação da palavra (VS.17) esta é a vocação do pastor: pregar a Palavra.
Que promove unidade. Paulo aqui quer ser mais específico ele diz que o alvo do
ministério dele é a pregação da palavra.
E, assim nos mostra que a cruz de
Cristo é o objetivo divino para as nossas vidas.
Aplicação:
1. Devemos promover a unidade em nossa igreja Local: Como podemos fazer isso? Aconselhando-nos mutuamente
a falar a mesma linguagem, perseguir o mesmo ensino, e ter o mesmo pensamento.
A verdadeira unidade está nesta duas coisas importantes: Comunhão de palavras e
de Pensamentos.
2 – Quando vemos a divisão tomando conta da vida da igreja devemos ter
coragem para buscar ajuda para resolver o problema: Foi
exatamente isso que uma família em peso da Igreja fez; eles não podiam por si
só promover e estabelecer a concórdia entre os irmãos, então, recorreram ao
apóstolo para que ele ficasse ciente do problema e apresentasse uma solução. Nós
precisamos ter a mesma coragem caso isso ocorra na igreja de Cristo Jesus.
3 – Devemos acabar com os ídolos de nosso coração: O que
promove em muitos casos a desunião na igreja é a nossa atitude idolatra! Nos
simpatizamos com alguém, criamos o nossos grupos, chegamos a endeusar pessoas,
títulos, posições, e até cobiçamos tais coisas para nós, a custo da verdade e
da unidade. Precisamos vigiar o nosso coração, precisamos tratar dele, pois diz
a palavra de Deus que é corrupto e corruptor de nossa existência. Lutemos para
que a idolatria não aferre de nós, e nos torne presas fáceis à divisão.
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