QUEM SOMOS?

Quem São os Presbiterianos

Baseado nos trabalhos do Rev. Wilson Azevêdo

Os presbiterianos fazem parte do tronco calvinista da Reforma iniciada na Alemanha por Martinho Lutero no século XVI. A teologia e forma de organização da Igreja Presbiteriana são resultado da aplicação, na Escócia, dos ensinos de João Calvino em Genebra e Strasburgo. No Brasil, os presbiterianos chegaram em 1859, através de missionários enviados pela Igreja Presbiteriana dos EUA, lá estabelecida desde a chegada dos primeiros "pais peregrinos".
O tema central da pregação de Jesus, o Reino de Deus, é também o centro da teologia presbiteriana. Cremos num Deus que é Rei e que, em sua soberania, não se presta à manipulação humana. A forma de organização das igrejas presbiterianas segue um modelo representativo de governo.
Cada igreja local é dirigida por um conselho de presbíteros eleitos pelo voto da assembléia de membros da comunidade, para um mandato de 5 anos. O conselho é presidido por um pastor, ele também eleito pela assembléia da igreja, para um mandato de até 5 anos. A partir da igreja local, segue-se um modelo federativo de organização, com presbitérios formados por igrejas de uma região, sínodos reunindo presbitérios de uma    região mais ampla, e o Supremo Concílio, órgão máximo da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Uma característica marcante da Igreja Presbiteriana é sua ação no campo da educação. Onde houver uma igreja presbiteriana alguma iniciativa estará sendo tomada nesta direção. Esta característica encontra-se na origem de instituições educacionais de alto nível como a Universidade de Princeton, nos EUA, e a Universidade Mackenzie, no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário