O
BATISMO INFANTIL: A CERTEZA DE QUE OS NOSSOS FILHOS PERTENCEM AO SENHOR.
Rev. João Ricardo Ferreira de França
INTRODUÇÃO: Este assunto é
muito polêmico, há muitos que têm preconceito com este assunto.Isso porque
muitos de nós temos o pensamento de que o batismo de bêbes é uma prática da
Igreja Católica Romana. Outros pensam que é uma prática bíblica. Mas o que diz
a Bíblia? E o debate sobre este assunto gira em torno da seguinte pergunta:
Será que existe no Novo Testamento um mandamento ou ordenança para batizar os
Filhos dos crentes? Os contrários à prática do batismo infantil dizem: Já que
no Novo Testamento não podemos achar uma ordenança clara para batizar crianças,então,
não devemos batizá-las.Para eles isso encerra o assunto. Na verdade podemos
dizer sobre o assunto mais do que se imagina. Há coisas que a igreja crê e que
não está claramente mostrado na Bíblia: Por exemplo, podemos citar a doutrina
da Trindade – a Bíblia nunca diz que Deus é três Pessoas distintas e
co-eternas. Mas, nem por isso deixamos de crer na doutrina ali revelada. Qual é
o problema com a doutrina? Podemos sugerir algumas respostas:
1)
É um
problema de Metodologia: Se nos aproximamos da Bíblia
acreditando que a igreja é um fenômeno do Novo Testamento somente, jamais vamos
entender o Batismo de Crianças; a Bíblia diz que a igreja sempre existiu em
Atos 7.38[1]
está escrito “a igreja que estava no deserto”.
2)
É um
problema de não considerar a unidade da Bíblia: O
problema aumenta quando nós não consideramos a unidade entre o V.T e o N.T. Não
se conhece que há uma unidade entre os dois testamentos. O Velho Testamento é
Palavra de Deus tanto quando o Novo Testamento.
3)
É um
problema de desconhecimento da eclesiologia: Muitos não
aceitam a doutrina do Batismo infantil porque desconhecem o que seja a igreja.
Há muita falta de conhecimento sobre isso na igreja atual.
Diante disso, podemos agora considerar o nosso assunto com muita cautela. O
que podemos dizer sobre o Batismo Infantil? O que diz o nosso Catecismo maior sobre isso? “A quem deve ser administrado o
Batismo? O Batismo não deve ser administrado aos que estão fora da Igreja
visível, e assim estranhos ao pacto da promessa, enquanto não
professarem a sua fé em Cristo e a obediência a Ele, porém as crianças cujos pais,
ou um só deles professarem a fé em
Cristo e obediência a Ele,então, quanto a isto, dentro do pacto e devem ser
batizadas”(Catecismo Maior, Questão 166)
I – ANALISANDO O ANTIGO TESTAMENTO:
Por
onde devemos começar o nosso estudo? A resposta é no Antigo Testamento. Nós
presbiterianos podemos dizer que este ensino começa com Abraão. Você pode dizer
que é um crente do Novo Testamento e que o Antigo Testamento tem nada haver com
você.Mas quero dizer-lhe que cada mensagem e doutrina no N.T tem as suas raízes
no V.T. Se desejarmos conhecer profundamente a doutrina do pecado, é necessário
ir até as páginas do Gênesis. Se quisermos conhecer adequadamente a Cruz
precisamos ir aos cinco primeiros livros do V.T. Da mesma forma dizemos que se
você quer aprender sobre o Batismo infantil ou Pedobatismo[2]
é preciso começar com o Antigo Testamento.
Deus ao Criar o homem deu-lhe uma ordem de “crescer e
multiplicar”(Gn.1.27-78) o propósito desta ordem é que Deus quer trazer ao
mundo uma geração santa. Os filhos do primeiro casal devem ser santos. Vocês
acham que Deus criou Adão e Eva para
ficarem sozinhos? A resposta é Não! Este não é o propósito da família.
Em Gênesis 3 vemos o homem cair do estado em que foi criado, então , Deus
vem ao homem vs.9 e pergunta: “onde estás?” é a graça de Deus vindo até o
pecador.Antes da queda tínhamos a esperança de se ter filhos santos, mas agora
temos uma geração de pecadores. Mas Deus não quer esses pecadores, decide fazer
uma promessa de redenção Gn 3.15,
Deus vem até a primeira família dizer que há esperança . Existe a esperança de
que Ele ainda trata com gerações. Deus quer se relacionar com famílias, e isso,
incluem os filhos de Adão e Eva.
Nos dias de Noé temos a mesma coisa.Deus não salva apenas uma pessoa, mas
uma família conforme vemos Gênesis 6.9. A redenção vem em termos de família, em
termos de gerações. Deus ao longo da História vem tratando com a família.
Alguns exemplos são pertinentes quando a isso: Abraão foi salvo por Deus.
Em Romanos 4, Paulo explica que a Salvação de Abraão foi pela graça e pela
fé.Gênesis 15.6; Romanos 4.9, então toda a doutrina nasce no Antigo Testamento.
No texto de
Gênesis 17.7-14 o pacto é chamado de eterno. Deus escolhe o sinal da
circuncisão para simbolizar a salvação. Deus dá um sinal que indica a salvação
aos adultos como as crianças. Para alguém se tornar o seguidor de Javé era
necessário ser circuncidado Êxodo 12.48.
Todo crente do A.T deveria circuncidar o Filho, imagine-se no A.T Testamento e
o que você faria? Certamente você circundaria o seu filho
II – O NOVO TESTAMENTO:
O que o
Novo Testamento tem a nos ensinar sobre este assunto? Os anti-pedobatistas
dizem que para uma pessoa ser batizada é necessário crer. E citam Marcos
16.15-16. O ato de crer precede o de batizar, e assim, as crianças não podem
crer, logo, não devem ser batizadas. Essa é uma conclusão dos
anti-pedobatistas, todavia, vejamos o que diz o texto:
QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO
– esta declaração é correta, mas dizer que isso invalida o batismo de bêbes é
um absurdo, pois, os nossos oponentes não leram o resto do versículo que diz:
POREM, QUEM NÃO CRER ESTÁ CONDENADO
– isto significa que para ser salva a
criança precisa crer, e ela não crer, logo,ela está condenada.
Se o batismo é símbolo da fé, então
como entender Romanos 4.11.
A circuncisão é vista como o símbolo da fé que Abraão teve, e este símbolo foi
aplicado aos bêbes do V.T, logo, a criança deve ser batizada. O batismo é o
cumprimento da circuncisão.
Paulo no N.T diz que o “batismo” é a
“circuncisão de Cristo” Colossenses 2.11-12. O apóstolo Pedro fala do batismo
de Criança quando proclama sobre Cristo em Atos 2.38-39 – A palavra grega usada
aqui é teknia (teknia) que significa “criancinhas” filhos pequeninos, crianças
de peito.Ele diz isso porque sabe que Deus continua agindo com família ao longo
da história redentiva do povo do pacto. E, assim entendemos porque Paulo diz
que os filhos dos crentes na igreja são santos em 1 Corintios 7.14.
Há também o batismo de famílias
inteiras registradas nas paginas do N.T Atos. 11.14,44-48; 16.14-15; Atos 16.31
III – A HISTORIA E O BATISTMO INFANTIL:
Neste
momento desejamos mostrar os indícios de que a história confirma o Batismo
infantil. Este ponto é importante para mostrar que a igreja sempre praticou o
pedobatismo.
IRINEU( do 1 século) - Escreveu sobre o batismo infantil
dizendo que Cristo mandou a igreja batizar todos os que foram alvos do
evangelho, e assim, as criancinhas deveriam ser batizadas, ele declara isso em
seu livro “Contra as Heresias, Livro III, Capítulo 9”.
JUSTINO, O MARTIR – Confirma
o testemunho de Irineu dizendo que ele está referindo-se ao batismo de
Criancinhas, ele diz isso no seu livro “Apologia I”.,
TERTULIANO – Ele é um
teólogo do 3 século, defendia que seria melhor aos homens serem batizados mais
tarde, pois, entendia que o batismo perdoa os pecados, e assim diz que as
criancinhas deveriam ser batizadas mais tarde. Pelo testemunho de Tertuliano
percebemos que o batismo de Crianças era uma prática comum na história da
Igreja
Lembremos que isso não é do período
da Igreja Católica Romana, mas é muito antes.
ORIGENES – Escreve dizendo
que a “Igreja tinha dos apóstolos a tradição(ordem) para administrar o batismo
as criancinhas”.
As tradições não
devem ser abandonadas, especialmente, aquelas advindas dos apóstolos 2 Tess.
2.15;3.6
O CONCILIO DE CATARGO – Esse
concílio responde a uma carta de Fido sobre que tempo deve-se esperar para batizar
uma criancinha, o concílio com 66
bispos, decidiram unanimente que a Criança poderia ser batizada antes do oitavo
dia de nascido.
PELÁGIO – No ano 350
escreveu o seguinte:”Nunca tive conhecimento de alguém, nem mesmo o mais ímpio
herege, que negasse o batismo às criancinhas”.
AGOSTINHO – Conhecido como o
doutor da graça escreveu defendendo o Batismo infantil como sendo a fonte de
redenção dos pequeninos.
Conclusão: O Batismo
infantil é uma prática Bíblica e histórica da Igreja e precisamos resgatá-la em
nosso meio, pois, ela nos garante a certeza de que a criança faz parta da
igreja de Deus como povo do pacto do Senhor.
BIBLIOGRAFIA:
1)
Estudos Bíblicos sobre o Batismo de
Crianças – Philippe Landes – Casa Editora Presbiteriana, S.D.
2)
Confissão de Fé e Catecismo Maior da
Igreja Presbiteriana do Brasil - Casa
Editora Presbiteriana, 1980.
3)
Batismo Infantil – O que os Pais
deveriam saber acerca deste sacramento – Editora Os Puritanos, 2000.
4)
Batismo – O Sinal do Pacto, Rev.Onezio
Figueiredo, Sínodo de São Paulo, Presbitério de Casa Verde – IPB, 1993.
5) Revistas
Os Puritanos – Vamos a Casa do Senhor & A família do Pacto – Artigo:
Batismo Infantil, Kenneth Wieske,2005 & 2006.
antes eu não aceitava. Mas ao ler livros reformados fui convencido. Fui pentecostal e hoje com muito orgulho sou presbiteriano.
ResponderExcluirmarcos - SP
bom saber disso meu irmão
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